O Assessor Jurídico da GF Pneus, Rodrigo Kuhn, e a Engenheira Ambiental, Raquel Lorenzoni Camera, realizaram no dia 23/07, uma visita a parceira Ecotires, em Faxinal do Soturno. Eles foram recebidos pela Gerente Administrativa, Thaienne Traesel Pacheco, assistentes administrativas Luiza Berger e Liége Alves de Menezes, e pelo Gerente de Produção e Operação, Michel dos Santos Ferraz.

Em um bate-papo, a equipe explanou desde a logística ao processo de tratamento dos pneus, onde grande parte do material é utilizada pela indústria cimenteira. O restante é transformado em pó de borracha, o Carbon Black, que é aproveitado na fabricação de tapetes.

Hoje, a Ecotires processa uma média de 30 toneladas/dia. Os cerca de 4 mil pneus/dia processados no local são oriundos de municípios de todo Estado gaúcho.

A logística reversa é uma ferramenta adotada pela GF Pneus, que visa o retorno dos pneus inservíveis para o início do ciclo produtivo. Ou seja, aqueles pneus usados que teriam como destino os aterros e lixões, por exemplo, são levados para a Ecotires, que processam os materiais, retornando-os ao ciclo produtivo.

Processo de tratamento

Os pneus inservíveis coletados na GF Pneus, chegam até a Ecotires, onde são armazenados e em seguida passam por um processo de trituração. As unidades pneumáticas são fragmentadas, e posteriormente são reutilizadas como matéria-prima para outros fins.

Confecção dos tapetes

Partindo pela questão ambiental, uma das alternativas utilizadas pela Ecotires é a transformação de sua matéria-prima em piso. Vale lembrar, que dois educandários infantis taperenses, já foram beneficiados pela ação.

O trabalho é vagaroso, feito manualmente. O pó da borracha passa por processos de separação, peneiração, mistura, formação e secagem, onde são confeccionados em média 10 metros/dia.

Descarte consciente

A nossa parceira Ecotires possui uma tecnologia inovadora para o tratamento de pneus, que consiste em processar, em uma usina de tratamento controlado e contínua, os pneus inservíveis coletados na GF Pneus.

“Sempre pensando nas melhores soluções para um Meio Ambiente mais sustentável a GF Pneus junto com a parceira Ecotires procura atender da melhor maneira possível a aplicação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. O nosso objetivo não é somente aderir as leis, mas sim reduzir os impactos ambientais, já que, com o crescimento do consumo na sociedade, nós como importadora temos a missão de promover o descarte correto dos pneus inservíveis” avaliou Rodrigo.

A parceria entre GF Pneus e Ecotires é fundamentada na Resolução CONAMA nº 416/2009, a qual “Dispõe sobre a prevenção e a degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambiental adequada”.