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Cuidados com seu pneu


PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES DE USO E MANUTENÇÃO

A manutenção preventiva é um fator adicional de segurança. Lembre-se sempre que prevenir é a melhor solução. Por isso, o desempenho/durabilidade dos produtos está diretamente relacionado aos cuidados adotados por parte do cliente, como a sua correta aplicação e utilização. Como primeiro passo, sugerimos que você consulte o “Manual do Proprietário” do seu veículo e/ou revendedor autorizado, para que não haja aquisição/aplicação incorreta do produto. Leia atentamente as recomendações de uso e manutenção e inteire-se dos procedimentos de garantia.

MANUSEIO

· Utilizar óculos de segurança;

· Luvas são indispensáveis para evitar acidentes;

· Utilizar ferramentas do veículo para montar ou desmontar o conjunto, de acordo com o manual do proprietário.

MONTAGEM

A montagem e desmontagem do pneu no aro devem ser feitas por um profissional especializado.

· O aro deve ser o correto e em perfeito estado, de acordo com o manual do proprietário contido no veículo ou sob consulta de um profissional especializado;

· Pneus novos que exijam câmara de ar (TT) devem, obrigatoriamente, utilizar câmaras de ar e protetores novos, na medida adequada ao pneu;

· Os pneus sem câmara de ar (TL) não devem ser montados com câmara de ar e protetor;

· Em toda troca de pneu, é aconselhável substituir as válvulas usadas por novas;

· No mesmo eixo não devem ser montados pneus de modelos ou marcas diferentes. A ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros) recomenda que sejam utilizados pneus dentro do limite de emparelhamento, que é de 07 milímetros no diâmetro externo dos pneus de carga; 21 milímetros de perímetro se medido com fita métrica.

Verifique periodicamente:

PRESSÃO

· Quando apresentar desgastes irregulares nos pneus;

· Por ocasião de troca dos pneus;

· Quando forem substituídos componentes da suspensão;

· Após fortes impactos em buracos ou obstáculos;

· Quando causar tendência no veículo de “puxar” para um dos lados;

· É recomendada calibragem semanal dos pneus.

ALINHAMENTO

· Quando apresentar desgastes irregulares nos pneus;

· Por ocasião de troca dos pneus;

· Quando forem substituídos componentes da suspensão;

· Após fortes impactos em buracos ou obstáculos;

· Quando causar tendência no veículo de “puxar” para um dos lados.

BALANCEAMENTO

· A cada 10.000 km ou de acordo com a orientação do Manual do Proprietário e/ ou revendedor autorizado;

· Quando houver vibrações no veículo;

· Na ocasião de troca dos pneus.

 

CUIDADOS IMPORTANTES AO DIRIGIR

· Evitar impactos ao passar por buracos e/ou obstáculos;

· Arrancadas e freadas bruscas desnecessárias;

· Subidas em meio-fio;

· Velocidades incompatíveis com o tipo e condição da estrada, assim como o tipo de pneu;

· Paradas sobre óleos, solventes ou outros derivados de petróleo.

CUIDADOS IMPORTANTES COM OS PNEUS

· Verificar periodicamente se o pneu apresenta avarias (banda de rodagem/lateral).

· Se há desgaste irregular na banda de rodagem.

· Se há pedras ou outros encravados na banda rodagem.

· Se existem vazamentos (perda de pressão).

· Evite rodar com os pneus com: baixa pressão, sobrecarga, rodas desbalanceadas, com furos mal reparados e não preenchidos adequadamente ou com veículo desalinhado. Estes fatores comprometem a segurança do motorista, a durabilidade e desempenho dos pneus, além de acarretarem a perda da garantia.

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), os pneus que circulam no território nacional devem ter borracha remanescente na banda de rodagem igual ou acima de 1,6 mm TWI (indicação lateral), para oferecer boa frenagem, tração e não provocarem derrapagens laterais.

CONSERTO DE PNEUS

· Deve ser feito por profissional especializado, com ferramentas e materiais adequados;

· Os furos devem ser limpos e preenchidos com borracha de ligação para evitar infiltração de umidade;

· Utilize sempre reparos tradicionais (remendos e plugs) desde que o furo esteja limpo e preenchido;

· Os consertos devem respeitar a norma ABNT NBR NM 225:2000 e as instruções do fabricante dos materiais de reparo.

REFORMA DE PNEUS – RECAPAGEM E/OU RECAUCHUTAGEM

· A reforma deve ser feita por reformador devidamente credenciado e autorizado pelo INMETRO (conforme portaria nº 444).

· O reformador deve responsabilizar-se pela garantia tanto da reforma quanto da carcaça reformada (após sua análise);

· A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., não aceitará reclamação de pneus recapados sem garantia por qualquer recapadora.