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Manual de Garantia


TERMO DE GARANTIA GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA.

O presente Termo de Garantia aplica-se única e exclusivamente a produtos adquiridos na GF Pneus Comercial e Distribuidora Ltda., site e/ou marketplaces autorizados. A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., garante a reposição de todos os produtos comercializados que apresentem defeito de fabricação, sendo estes desvios de matéria-prima ou problemas estruturais por um período de 05 anos para pneus; 03 anos para câmaras e protetores.

 

  1. A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., coloca-se à disposição do cliente, atendendo o mesmo conforme as cláusulas da Lei 8.078/1990. Conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas nas leis, bem como coloca à disposição de seus clientes uma tratativa referente ao processo de garantia referente a PORTARIA DO INMETRO Nº 118/2015, REQUISITOS GERAIS DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS no Item 7 que reza sobre o TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES que:
    1. Valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações apresentadas;
    2. Analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das reclamações recebidas;
    3. Define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
    4. Comprometem-se a responder ao cliente qualquer reclamação no prazo de 30 (trinta) dias.
    5. Manterá uma sistemática para o tratamento de reclamações contendo o registro de cada uma, o tratamento dado e o estágio atual;
    6. A indicação formal de uma pessoa ou equipe, devidamente capacitada e com liberdade para o tratamento das reclamações;
    7. Compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação no prazo de 15 (quinze) dias corridos.

 

  1. Após análise do produto reclamado, se constatado o defeito de fabricação, haverá substituição do produto reclamado. Será substituído na seguinte condição:
    1. Desgastes de 0 a 100% (limitado a 1,6 mm de profundidade do sulco): cobrança proporcional;
    2. Quando constatado o defeito, haverá substituição do pneu cobrando-se apenas o valor proporcional ao desgaste do pneu, e o valor será cobrado sobre o preço de venda do pneu ao consumidor (preço pago pelo cliente no ato do pedido) com seus respectivos tributos

       

  2. A garantia presente se restringe a pneus comercializados pela GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., em sua banda original, até a profundidade remanescente de desenho de 1,6mm. O cliente somente terá acesso à garantia se comprovada a origem da compra através da empresa com envio do número da Nota Fiscal, e se o período da compra do produto for condizente com a data de fabricação.

Exemplo:

Se o cliente encaminha um pneu que seja vendido por distribuidores e/ou representantes autorizados e o DOT (data de fabricação) deste pneu for 1409 (décima quarta semana do ano de 2009) e sua nota fiscal apresentar data anterior a este período, fica constatado que o produto em questão não foi adquirido através da GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., e nessa situação deverá acionar o verdadeiro fornecedor para que o mesmo preste a garantia.

 

  1. Todo processo de análise de garantia inicia-se somente com a entrega do LAP (LAUDO DE ANÁLISE DE PRODUTO) devidamente preenchido juntamente às imagens solicitadas.

     

  2. Todo o processo de garantia deve ser acionado através do e-mail gfpneus@gfpneus.com.br e/ou telefone (54) 3385-3200, junto à Equipe da Central de Relacionamento. O LAP será encaminhado via e-mail, juntamente com o processo de garantia. Para registro, entrada do produto e processo de garantia é indispensável a emissão da Nota Fiscal de Remessa para análise de garantia.

     

  3. A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., arca com as despesas de transporte e frete para o processo quando assim necessário. É importante que o cliente honre com seus compromissos de pagamento da compra com a GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., mesmo que o produto se encontre em processo de análise técnica.

     

  4. Caso a análise de produto seja procedente de defeito de fabricação, o pagamento será em desconto para compra de novos produtos (substituição de pneus avariados) e não será aceito desconto/estorno ou ressarcimento de valores em dinheiro ao cliente como forma de pagamento de bonificação.

     

  5. A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., disponibiliza canais de relacionamento com cliente, como telefone e e-mail, sendo, respectivamente: Telefone (54) 3385-3200, e-mail – gfpneus@gfpneus.com.br . Através destes canais o cliente deve entrar em contato sobre o processo de garantia, que será enviado via e-mail com todas as informações necessárias para dar entrada em seu processo de análise de produto.

     

  6. O processo de análise se dará por meio de fotos específicas exigidas pelo fabricante e caso não seja possível analisar o produto desta forma, a empresa procederá então com a coleta do produto para filial mais próxima e agendamento com técnico para análise in loco.

     

  7. Formulário e fotos
    1. O formulário de LAUDO DE ANÁLISE DE PRODUTO (LAP), é um documento que dá segurança ao processo tanto para o cliente quanto para a GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., pois é o que relata a ocorrência e possibilita ao técnico a análise concreta do produto reclamado, por isso a importância em preenchê-lo de forma correta.

       

  8. Procedimento
    1. A nossa Central de Relacionamento encaminhará por e-mail ao cliente o formulário padrão, o presente manual e termo de garantia, e o exemplo das fotos necessárias. A Central de Atendimento encaminhará a solicitação do cliente ao técnico responsável de acordo com a região, depois que todas as informações (formulário totalmente preenchido e fotos solicitadas). Vale ressaltar que o processo se inicia apenas quando se der o recebimento completo das informações citadas.
    2. Após o envio dos dados ao técnico da região o mesmo possui um prazo de 30 dias para apresentação do laudo técnico. Se nesse período o departamento técnico identificar que não será possível a análise através de fotos, solicita-se então a coleta dos pneus, com transporte por conta da GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., para análise na filial mais próxima, podendo, assim, aumentar o tempo estabelecido de 30 dias para entrega do laudo final.

 

  1. Laudo técnico

     

    O Laudo Técnico é disponibilizado pela GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., e o cliente será informado por e-mail ou telefone quando o mesmo estiver disponível.

     

  2. Bonificação

O pagamento da bonificação acontece através de uma nova compra (reposição do produto em caso de constatação de defeito de fábrica) e será feito pelo departamento de garantia, que entrará em contato repassando todas as informações pertinentes para o pedido de bonificação. A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., como citado acima, no item 7: não será aceito desconto/estorno ou ressarcimento de valores em dinheiro ao cliente como forma de pagamento de bonificação. Lembrando que a bonificação só poderá ser efetuada mediante a coleta dos pneus procedentes juntamente com a nota fiscal de remessa para análise de garantia.

NOTA FISCAL DE REMESSA PARA ANÁLISE DE GARANTIA

A nota fiscal de remessa em garantia é o documento que registra a entrada do produto para a análise de garantia e promove amparo fiscal. Cliente que for contribuinte do ICMS deverá emitir nota fiscal em seu formulário próprio. Para clientes não contribuintes (PESSOA FÍSICA), a nota de remessa será emitida pela própria GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA.

· Importante: a mercadoria encaminhada através de transportadora contratada pelo cliente não será recebida em nossas filiais se não acompanhada da nota fiscal devidamente emitida.

VERIFICAÇÃO FINANCEIRA

A situação financeira do cliente será verificada antes do faturamento de sua bonificação. O compromisso do cliente nos pagamentos acordados nas compras já consolidadas permanece inalterável, mesmo que o produto se encontre em análise de garantia. O não cumprimento dos pagamentos (suspensão da compra junto à operadora do cartão) acarretará na suspensão do processo de análise, especialmente da compra relacionada ao produto em reclamação. O processo de garantia será retomado com os devidos acertos e esclarecimentos.

ANÁLISE TÉCNICA/RESULTADO DO LAUDO

O técnico designado da GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., terá o prazo de 30 dias para disponibilizar o resultado técnico do produto reclamado, salvo os casos que precisarem de coleta, onde o prazo pode ser estendido pelo tempo de transporte do produto até a filial. Existirão três possíveis resultados de laudos: procedente parcial, procedente imparcial ou improcedente.

· Para garantias com resultado procedente parcial, concede-se um bônus proporcional à depreciação do produto adquirido, quando constatado defeito de fabricação pelo técnico responsável da GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA. O cliente somente paga pelo que utilizou e depreciou do produto, denominado “remanescente da borracha”;

· Para garantias com resultado procedente total, concede-se ao cliente o direito à reposição de 100% de seu produto.

· Para garantias improcedentes não há bonificações. O cliente não terá direito à reposição do produto quando o defeito não for de fabricação. Contudo, se o produto reclamado tiver sido coletado para análise técnica o mesmo é devolvido ao cliente sem custo de frete juntamente com o laudo informando a recusa.

Reposição em garantia

A garantia refere-se à concessão de bônus que pode ser utilizado na compra do produto, marca, medida e modelo igual ao do produto reclamado, bem como o cliente poderá usufruir do seu bônus para compra de um novo produto diferente ao qual adquiriu apenas pagando pela diferença de valores quando assim houver.

Procedimento fiscal de garantia

É compromisso do cliente Pessoa Jurídica executar os procedimentos fiscais necessários para o andamento e conclusão do processo de garantia, sempre com auxílio de sua própria contabilidade. No procedimento fiscal, é importante que o cliente identifique e confirme, junto a sua contabilidade, a opção/forma de tributação federal da sua empresa, pois as operações terão destaques distintos dos impostos para cliente optante do Simples ou Normal. Clientes Pessoa Física que não possuem suporte de contabilidade terão suas Notas Fiscais de Remessa em garantia emitidas pela própria GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA.

CASOS NÃO COBERTOS PELA GARANTIA

· Atribuível ao uso de armazenamento inadequado ou inapropriado dos bens ou de bens a eles relacionados, incluindo, sem limitação, utilização de câmara de ar em pneu sem câmara, utilização de protetores de pneus convencionais em pneus radiais, aplicação incorreta da medida do pneu ou da roda em relação ao veículo, aplicação indevida do pneu quanto a sua banda de rodagem em relação a sua posição no veículo ou tipo de serviço ou aplicação incorreta da medida da câmara de ar ou do protetor em relação à medida do pneu. Em bens que tenham sido reparados ou recauchutados, bem como tenham excedido 1,6 mm de profundidade remanescente da banda de rodagem original do pneu no seu ponto mais raso. Nestes casos, a garantia deverá ser fornecida pelo responsável pelo processo industrial (recapador);

· Danos causados por colisão, cortes ou rachaduras (bolhas, no flanco, rodagem, talões), vandalismo, falhas mecânicas de veículos que prejudiquem o desempenho do pneu, perda de alinhamento/balanceamento ou a sua falta;

            · Problemas ocasionados por amortecedores;

· Pressão fora das especificações;

· Pneus reformados ou reparados fora das qualificações deste termo de garantia;

· Danos em pneus de veículos comerciais de manutenção, de locadora de automóveis, utilizados em veículos de competições automobilísticas, da polícia, exceção feita aos táxis e automóveis utilitários de empresas frotistas;

· Avarias ao pneu pelo mau uso de ferramentas na montagem ou desmontagem do pneu.;

· Avarias decorrentes da reparação mal executada, inadequada ou com produtos não aconselhados pela GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA.;

· Avarias causadas por produtos químicos;

· Danos ao pneu causados por superaquecimento do pneu, com pressão indevida, sistema de freio defeituoso, folgas nos componentes da suspensão, entre outros;

· Pneus que estiverem raspados, recauchutados ou riscados (exceção aqueles com marcação regroovable (ressulcável), e esses trabalhos não tenham causado a falha).

· Pneus de automóveis, utilitários, e camionetas que apresentarem resíduo de banda inferior a 1,66 mm em qualquer uma das posições dos indicadores de desgastes (TWI);

· Pneus acima de 5 anos de fabricação, número de série ilegível, raspados, adulterados ou cortados;

· Câmara de ar e protetores com dobras ou avaria de montagem, armazenagem imprópria ou contaminada por produtos químicos, ou falhas comprovadas por mau uso, manutenção ou de caráter acidental;

· Rodas de aço - mau uso, amassadas por impacto ou outros motivos, trincadas por sobrecarga;

· Furos da roda danificados por porcas mal parafusadas.

· Qualquer produto comercializado pela GF PNEUS que tenham sofrido tentativa de conserto por parte do cliente e/ou terceiros não autorizados, sem vínculo com assistência técnica da marca e/ou fabricante.

 

CONTATOS

A GF PNEUS COMERCIAL E DISTRIBUIDORA LTDA., disponibiliza ao público uma Central de Relacionamento ao Consumidor através do telefone (54) 3385-3200 ou canal eletrônico através do e-mail gfpneus@gfpneus.com.br - O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.